logo

Nódulos mamários benignos

Nódulos mamários benignos representam 60% das queixas das mulheres

Notar um caroço nas mamas ao fazer o autoexame ou uma mamografia preocupa qualquer mulher. Entretanto, nódulos mamários benignos representam de 70% a 75% dos diagnósticos e são a causa de 60% das queixas de mulheres em consultórios. É o que afirma a mastologista do Hospital Israelita Albert Einstein Ana Beatriz Falcone.

A especialista explica que esses nódulos aparecem por causa das mudanças que acontecem com a mama entre a primeira menstruação e a menopausa. “Após a menarca (primeira menstruação), o tecido mamário pode responder de maneira exagerada aos estímulos hormonais fisiológicos, formando os fibroadenomas, que correspondem aos nódulos mamários mais frequentes.”

Os fibroadenomas são nódulos únicos ou múltiplos com crescimento lento e, em geral, não ultrapassam 2 cm, diminuindo o seu tamanho após a menopausa. São comuns principalmente em mulheres com menos de 30 anos.

O tratamento é feito por meio de monitoramento a partir do exame clínico e de imagem. A biopsia é realizada para avaliação se necessário. Já a cirurgia para a remoção depende da vontade do paciente, e é indicada em lesões que causem deformidade.

Os cistos mamários simples são bolhas com acúmulo de líquido e diagnosticadas apenas em ultrassonografia. São comuns em mulheres de 35 a 50 anos. Em caso de dor ou sensibilidade, pode ser realizada a punção com agulha fina como procedimento diagnóstico e terapêutico. A remoção cirúrgica é indicada em casos de conteúdo sanguinolento ou cistos com conteúdo sólido.

Já os lipomas são nódulos de gordura que apresentam crescimentos lento e limitado e localizam-se, no pescoço, tronco, face, mãos, pés e glândulas salivares e mamas. Esses nódulos são comuns principalmente em mulheres com histórico familiar positivo. Os lipomas geralmente são pequenos, medindo 1 a 4 cm, e não causam dor.

Segundo a mastologista, Ana Beatriz Falcone, há medidas que podem ser tomadas para diminuir o risco do aparecimento de nódulos. “Os hábitos de vida saudáveis incluem o controle do peso, os exercícios físicos, a ausência de vícios e o controle da dieta. Os benefícios cardiovasculares já estão comprovados e já justificam a orientação para os pacientes.”

Câncer de mama

O câncer de mama é raro antes dos 40 anos, mas a partir dessa idade sua incidência aumenta progressivamente e deve ser realizado acompanhamento anualmente, além do autoexame.

É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano, atrás apenas do de pele. O câncer de mama também acontece em homens, mas representa apenas 1% do total de casos da doençaEm estudos realizados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2016 ocorreram em torno de 57,9 mil novos casos no Brasil. Fonte: Notícias – Site Universidade Metodista Online

Veja Matéria na Íntegra

Data: May 04, 2017